Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rosangela Perez / Instagram: @psicologarosangelaperez

Espaço destinado para provocar as mais variadas reflexões e inquietações sobre diversos temas do nosso cotidiano. Espero que contribua e o(a) estimule a transformar sua realidade. Meu site: www.psicologarosangelaperez.com.br

Rosangela Perez / Instagram: @psicologarosangelaperez

Espaço destinado para provocar as mais variadas reflexões e inquietações sobre diversos temas do nosso cotidiano. Espero que contribua e o(a) estimule a transformar sua realidade. Meu site: www.psicologarosangelaperez.com.br

10.11.23

PROSSEGUIR


sempreemfrente

 

        Às vezes a vida se apresenta difícil, com vários obstáculos, mas precisamos prosseguir, prescindir o passado e nos atirar para a frente, conscientes de que ainda não atingimos a nossa meta. Talvez o objetivo principal nem seja alcançar essa meta, mas sim, não interromper o nosso caminho.

 

      Para isso precisaremos encontrar uma motivação, uma força de propulsão interna para seguir em frente, utilizar o nosso potencial de crescimento e, quiçá, provocar uma mudança efetiva.

 

      Durante a nossa caminhada se ficarmos obcecados em atingir uma meta, provavelmente, iremos empobrecer e perder a chance de vislumbrar algum desdobramento mais interessante e enriquecedor para o nosso momento atual.

 

      Entretanto, precisaremos ficar atentos(as) aos sinais e mensagens enviados pelo nosso corpo para nós. Como estamos durante a caminhada? Quais as condições desfavoráveis e favoráveis? Estou debilitado (a)? O que diz minha intuição? Se for necessário mudar de rota que assim seja feito.

 

       Nessa perspectiva, cabe destacar a ideia do escritor espanhol Miguel de Cervantes de que “quem se retira não foge”. Existem momentos que parar e ou mudar de rota é imprescindível para conseguirmos prosseguir.

 

     A vida muda a todo instante. A nossa realidade também. Se antes percorríamos o caminho de um jeito, agora precisaremos percorrer de outro, respeitando essa realidade. Alterar um rumo, um plano inicial, pode ser não só um sinal de uma grande habilidade estratégica como também, uma decisão sábia de uma pessoa corajosa e persistente. Visto que, insistir em algo que não faz mais sentido é teimosia, marcada por uma atitude inflexível, um sinal de incoerência e perda de tempo.

 

    Por isso, que em muitas ocasiões, precisamos parar e questionar para analisar nossas opções e escolhas: Será que é isso mesmo que desejo? Por que estou desmotivo(a)? Como devo continuar?

 

     Os objetivos para prosseguir a caminhada da vida têm de ser claros, mas ninguém prevê com exatidão os riscos que iremos correr e quais obstáculos que poderão surgir ao longo do percurso. Porém, iremos nos sentir mais encorajados(as) e persistentes para avançar durante a nossa caminhada, pois “pedra que não rola enche-se de limo.”

 

    Logo, como diz a palavra em Filipenses 3, “seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”. Buscar a excelência, primar pela qualidade, de quem ambiciona uma vida gratificante, revestida de sentido.